quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Conexão Hypchic #8 | Tù.úk'z (Arthur Machado)

Oi gente, começo o papo de hoje da oitava edição da Coluna Conexão Hypchic contando como conheci o entrevistado paraense Arthur Machado, nome verdadeiro do artista digital Tù.úk'z. Conheci ele na volta de um papo que aconteceu na galeria Gotazkaen quando essa ainda era localizada na Ó de Almeida, 755 (Belém). De lá até a Doca de Souza Franco nós dividimos artistas preferidos, brincadeira que estimulam a criatividade e referências artísticas.

Passado mais de um ano, descubro pelo Facebook que ele estava em São Paulo produzindo grafite e logo em seguida passou a imprimir suas percepções na arte digital. Suas obras são classificadas como pertencentes a Glitch Art, uma estética digital que, de maneira simples, transforma o bug, ou falhas no sistema em beleza. . Embora bastante novo, ele já apresenta traços bem definidos dessa estética que, entre outras coisas nos faz ter um novo olhar para imagens em baixa resolução e com excesso de saturação (cor) que geralmente são consideradas defeituosas em resultados impressionantes. Em nosso papo você encontra indicações de artistas que eu nunca tinha ouvido falar, um pouco do seu processo de criação, seu cotidiano criativo e respostas espertas como quando ele respondeu que não sabia se estava acordado ou dormindo ao responder se a mistura de realidade e ficção acontece também na vida real. Confiram as obras desse jovem artista de Belém que já teve suas obras expostas nos Estados Unidos recentemente!

Primeira pergunta pra começar o papo. Por que Tù.úk'z ? 
Tù.úk'z é uma maneira diferente de escrever 'Tuca' o meu apelido.

Você é daquela geração que foi criança perto da virada do milênio. Você chegou a brincar com brinquedos tradicionais ou já foi direto para o mundo dos videogames? Onde você viveu sua infância e o que você traz dela para a vida atualmente? 
Brinquei sim com brinquedos tradicionais mas assim que conheci os vídeo-games... não larguei mais. Vivi a minha infância em Belém mesmo com meus familiares e trago de lá uma parte do meu conhecimento muito importante, uma memoria esquecida porém definitiva para quem sou hoje. 

Como a arte entrou em sua vida? 
Quando fui estudar Design de Produtos entrei em contato com o Desenho a mão livre.. comecei a partir dai. Fui do desenho a pintura, da pintura a arte de rua, da arte de rua ao eletrônico.

Por que você escolheu a arte digital como principal meio para criação dos seus trabalhos? Conte um pouco desse processo de escolha de suporte para auto-expressão e da sua afinidade com outros suportes como grafite e pintura! 
Encontrei na arte digital uma maneira abstrativa de criação que me encantou.. Trabalhar com os erros é algo magnifico. Como disse acima, comecei desenhando para chegar aonde estou.. Sempre criei a partir de processos abstratos de criação. Tanto no papel, na tela, na rua, ou no computador. No caso da abstração eletrônica, é incrível o fato da comunicação 'homem x maquina' que de fato acontece com o mal funcionamento desses dispositivos. Consigo sentir a sensação de prazer que eu tinha ao pintar uma tela abstrata, quando eu trabalho no computador.. O Glitch art me ensinou isso. Sou completamente apaixonado.

Qual a sua rotina de criação e as etapas do seu processo criativo?
Sempre que tenho tempo livre procuro estar criando ! Vou brincando/abstraindo todas as imagens possíveis ao meu redor. Até que em algum momento, algum resultado vai me chamar atenção... A partir disso eu começo a manipulação digital. Conte um pouco da recepção de várias pessoas (de outros países, inclusive) que chegam na sua Fan page para elogiar seu trabalho. Sensacional! Só tenho a agradecer o feedback de todas essas pessoas, estrangeiras ou não.. Muito obrigado ! E acredito que essas pessoas de fora do pais ou de outros lugares do Brasil, conhecem o meu trabalho por meio das mídias alternativas, como grupos de coletivos de produção no Facebook, por exemplo.. Faço parte de vários grupos por lá, e digamos que eu já esteja por lá há muuuito tempo. Só tenho a agradecer a todos que entram em contato comigo ! Seja para apreciar, perguntar ou criticar !


Destaque um trabalho favorito seu e por quê? 
Muito difícil mas vou escolher esse aqui (abaixo):
Uma das imagens preferidas do artista
O resultado ficou bem interessante, pela mistura do erro com a forma original da imagem.









No seu trabalho você mistura realidade e ficção. Você acredita que esses limites também estão esmaecidos na vida? 
Sim... não sei bem se estou dormindo ou acordado agora por exemplo...


Se você fosse fazer um painel de suas principais referências artísticas que trabalhos (desenhos, filmes, fotografias, literatura) e artistas estariam neles?
Artistas como Pure Honey, Atagen, Creation by Destruction, Rascal Visuals, Mark Klink, Hendrix Nash, Od Niwr, Blcvk Van, CAVE, Ügur Engin Deniz, Sisterr, Mathieu St-Pierre e muito mais !!!

Para conhecer todas as obras do artista, visite sua página no Facebook

Para visualizar essas imagens do artista sem a identidade visual da Coluna, visite a galeria da Coluna no Pinterest da Hypchic!

_______________________


Édipo de Queiroz Santiago é publicitário e jornalista nascido e criado em Capanema, embora goste de pegar a estrada sempre que pode. Idealizou e administra a comunicação da loja Hypchic e mora atualmente em São Paulo. Arrisca-se em fotografia, tem saudades do doce Halden Boy da Tia Maria e queria estar em Belém todo ano em outubro pra ver o Círio de Nazaré.

Édipo nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário